"A arte existe para que a realidade nao nos destrua" Frederich Nietzsche


"A arte existe para que a realidade não nos destrua." Friedrich Nietzsche

Minha arte grita por libertação Animal



Amo essa frase. Ela diz tanto... Sublimar ainda me parece o grande papel da arte, e o artista carrega consigo nao apenas o prazer de ter os instrumentos para isso, mas a grande responsabilidade de manter-se consciente o bastante do quao seus gestos podem fazer a diferenca entre um mundo inóspito ou mais belo.







Quando eu era bem menina ainda, achava que desenhar, dancar ou escrever poesias, era tao necessário quanto respirar, e nao me conformava que nem todo mundo pudesse fazer isso, por razoes que eu ainda nao podia entender. Mas já naquele tempo, tomei a decisao que me acompanha até hoje em toda arte que faco: Sem grandes pretensoes, decidi que emprestaria minhas maos, meu corpo, voz ou mente com as habilidades artísticas, a todos os que desejassem, através de mim, expressar seu lado artista. Assim, quando danco, pinto ou escrevo, nao sou apenas eu, SOU QUEM QUEIRA ME SER... isso é o que me realiza.

Eu tinha uns nove anos, quando me perguntaram uma vez, por que eu gostava tanto de ser artista? Eu nao hesitei: "-Porque eu acho o mundo meio feio as vezes... e gostaria de torná-lo mais bonito......................."



Há muito tempo já nao tenho nove anos, nem dezenove... ... e muita coisa mudou em meus tracos, meus movimentos e minhas palavras, mas eu continuo achando que a arte é tao importante quanto respirar, e continuo desejando, ainda que pouco consiga, tornar com ela o mundo mais bonito.











Nana







terça-feira, 1 de novembro de 2011

Composicoes...


    "...compor os elementos é mergulhar profundamente com toda a sensibilidade que reúno em mim e em toda a significancia de cada detalhe. É preciso uma incrível disposicao para acolher o sentimento que há por trás de cada pequeno objeto, e delicadamente, dispor esses sentimentos nos lugares onde eles possam significar mais. É como montar uma sinfonia em silencio..."      Nana




Minhas composicoes artísticas obedecem um fluxo absolutamente sensorial e considerando sempre, que eu nao sou decoradora por formacao,  nao tenho a pretensao de idealizar ambientes aconchegantes... embora os admire e adore, eu nao tenho esse compromisso!  Talvez o que eu componha,  até  de certa forma,  "desaloje" do conforto quem a contemple. O que eu faco é arte! Instalacoes com fragmentos de sentimentos particulares a cada um que recorre a minha singela disposicao, mais do que habilidade, de artista para  traduzir suas emocoes!               É isso: Talvez eu me disponha apenas a  ser uma tradutora de sensacoes... 

Nenhuma peca, nenhum objeto é escolhido ou disposto aleatoriamente!          Todos sao escolhidos a dedo para significar. E por serem signos, nao importa a forma ou o tamanho que tem, eles sao únicos, e de suma importancia para compor a orquestra particular de quem esta sendo "traduzido". O que para quem olha destituído dessa sensibilidade pode parecer meramente confuso ou estranho, é na verdade pedacos de nós fora de nós mesmos. A estranheza que por vezes se manifesta nas pessoas que buscam a praticidade em tudo, nao me fere a conviccao.   ISSO NAO ME INTIMIDA!!!!!   O QUE AS PESSOAS DIRIAM DE SEUS CORACOES SE ELES PULSASSEM NA PALMA DE SUAS MAOS, ASSIM, DE UMA HORA PARA OUTRA????    

Onde iria parar o romantismo de se referir ao coracao como algo belo, se ele exibisse a aorta ao vivo e em cores na sua frente???
  



A vida ao vivo incomoda, mas o artista tem o compromisso de bancar!

O coracao nao é tao romantico se pulsar a céu aberto...
A ALMA TAMBÉM NAO !


Eu gostaria de entender...

Como alguém pode...

...pensar na alma como irrelevante???                 O que dizer da arte que afronta o que parece aceitável simplesmente porque desnuda o que as pessoas só aceitam ver vestido!   SE A FONTE DA MINHA INSPIRACAO NAO INTERESSA, ENTAO, MEU TRABALHO NAO DEVE INTERESSAR. Ele é inteiro. A casca vem junto com um conteúdo obrigatoriamente. É inseparável. Está no pacote!

Bailarina tem chulé????Sim!!!!!  O Grande Chico Buarque nos afagou dizendo que nao, mas eu recebo apenas como um carinho, uma licenca poética. Bailarina tem chulé SIM  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário